Acerca desta Estação

Este site, funciona com uma estação meteorológica, localizada nas zonas altas do Funchal (Santo António), a cerca de 500 metros de altitude. Os dados são obtidos a cada 5 minutos e é actualizado com a mesma frequência. Para a obtenção de dados, é usado o programa Meteobridge. A estação compreende um anemómetro, um pluviómetro e um sensor de temperatura/humidade, situados na melhor posição possível para garantir a acuidade dos dados. Estão presentes também sensores de radiação solar e de raios ultra-violeta.

Funchal (cidade, concelho, região e caracterização do clima)

A Ilha da Madeira após a sua descoberta (ou reconhecimento) em 1419 foi dividida em duas capitanias, cabendo a do Funchal a João Gonçalves Zarco, onde se fixou com a sua família e os seus demais companheiros. O povoamento da ilha da Madeira iniciou-se em 1425. A escolha do local para primitivo burgo, localizou-se «em um vale formoso de singular arvoredo, cheio de funcho até o mar», como referem os primeiros cronistas, recebeu o nome Funchal, tornando-se rapidamente no principal núcleo populacional do Arquipélago. Entre 1452 e 1454, ainda no reinado do Infante D. Henrique, o Funchal teve o seu primeiro foral, que o elevou à categoria de vila. A vila e primitivo município do Funchal, compreendia a antiga capitania do mesmo nome e estendia-se desde a Ponta da Oliveira pelo sul e costa oeste da Madeira, até à Ponta do Tristão. Passado meio século foi esta área notavelmente reduzida com o estabelecimento das vilas e municípios da Ponta do Sol e da Calheta, sendo a primeira criada no ano de 1501 e a segunda aproximadamente pela mesma época. Decorridos pouco mais de 50 anos depois da criação da vila do Funchal, é esta elevada á categoria de cidade, no ano de 1508. Ainda em 1834, o município do Funchal estendia-se desde a parte oriental da freguesia da Ponta do Sol até o Caniço, sendo somente em 1835 que adquiriu a área que agora tem, e em fins deste mesmo ano perdeu o Caniço, anexado ao concelho e município de Santa Cruz, e bem assim as freguesias de Câmara de Lobos e as que se lhe seguem pelo lado oeste. A antiga vila do Funchal teve primitivamente uma área muito restrita, e ainda no fim do século XV «era limitada ao sul, junto á praia, por uma cerqua de pedra seca, guarnecida dalguns cubelos equidistantes um tiro de besta e também por uma solida trincheira de madeira, a oeste pela ribeira de São João ou de São Paulo, ao norte pelos terrenos do Pico dos Frias e Valverde e a leste aproximava-se da margem direita da ribeira de Santa Luzia (…)». «O importante núcleo de população que desde os primeiros tempos se formou na margem esquerda da ribeira de João Gomes e proximidades da praia ficava fora da área do que primitivamente se chamava vila, tendo depois sido incorporado nela» (Elucidário Madeirense, 1921). A cidade do Funchal ergue-se em «anfiteatro», formado por lombos e vales até ao Pico do Areeiro a cerca de 1810 metros de altitude. À medida que subimos, as condições atmosféricas mudam com muita frequência. Tem uma área com cerca de 76,15 km² e tem 111 892 habitantes (2011). O concelho é subdividido em dez freguesias: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António (onde se localiza a estação), São Gonçalo, São Martinho, São Roque, São Pedro e Sé. É limitado a norte pelo concelho de Santana, a nordeste por Machico, a leste por Santa Cruz e a oeste por Câmara de Lobos, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul.

Dados climatológicos do Funchal, recolhidos pelo Instituto de Meteorologia, referidos ao período 1961-1990, numa estação meteorológica a 58 metros de altitude, indicam que o valor da média anual da temperatura máxima foi de 21,9º C/Ano, e que o valor média anual da temperatura mínima foi de 15,5º C/Ano. A média entre estes valores da média anual da temperatura máxima e da média anual da temperatura mínima foi de 18,7º C/Ano. Assim, esta temperatura média anual situou-se entre os 10º C e os 20º C, facto que genericamente se pode qualificar este clima como temperado. Por outro lado, a diferença entre as temperaturas médias do mês mais quente (Setembro - máxima - 25,7º C e mínima - 18,9º C) e o mais frio (Fevereiro - máxima - 19,1º C e mínima - 12,7º C), foi inferior a 10º C, pode caracterizá-lo como oceânico. A precipitação anual total foi de 641 mm/ano, face a este período, pelo que podemos classificar o Funchal de ter chuva moderada. A cidade capital da ilha, apresenta uma humidade relativa média anual de 70%, (entre um mínimo de 68%, em Março/Abril, e um máximo de 73% em Junho/Julho). O Funchal tem aproximadamente 2400 h de sol por ano. Os meses com maior insolação foram Julho e Agosto e os com menor foram Janeiro e Dezembro. Contudo, nestes mesmos últimos meses, podem registar-se uma exposição solar acima das 140 horas. A velocidade do vento poderá corresponder a um vento moderado (calma: 11%), com uma frequência que pode chegar aos 16% e 17% de nordeste e os 17% ou 18% de sudoeste, ainda de acordo com os mesmos dados.

Na Ilha da Madeira, existem muitos microclimas determinados pela influência do relevo acentuado, desde a cota mais baixa até ao ponto mais alto de 1862 m (Pico Ruivo). A orientação este-oeste da cordilheira central e dos planaltos, com altitudes superiores a 1200 m, perpendicular aos ventos predominantes de nordeste (alísios), determina uma vertente sul protegida e soalheira, e uma vertente norte mais exposta, com uma insolação reduzida, excepto em algumas localidades junto ao litoral. A amplitude de variação térmica anual é relativamente fraca nas localidades do litoral, mas é mas acentuada nos picos mais altos. Concluindo,em termos gerais e de acordo com Machado (1970), o clima da Madeira «é predominantemente temperado com características oceânicas, variando de seco a húmido e de moderadamente chuvoso a excessivamente chuvoso com o aumento de altitude. Acima dos 1500 m torna-se no entanto frio (embora no limite para temperado) e quanto à humidade do ar, volta a ser seco».

Acerca deste Website

Este site contém uma programação especial de CarterLake.org com conversão PHP de Saratoga-Weather.org.
Agradecimentos a Kevin Reed em TNET Weather pelo seu trabalho inicial nos modelos Carterlake e pelo seu desenvolvimento de um estilo comum em linguagem PHP.
Agradecimento especial a Mike Challis de Long Beach WA pelo seu gerador de Rosa-dos-Ventos, pelo Theme Switcher e pelo estilo CSS nestes modelos.
Agradecimento especial a Ken True de Saratoga-Weather.org pelo visualizador de condições AJAX, dashboard e integração do TNET Weather design de site PHP comum para este website.

Agradecimento a Hélder Silvano em Meteoabrantes pela tradução dos ficheiros de controlo em Português.

Agradecimento muito especial a Don Amaro (comissário/editor de mídia social, blogueiro, fotógrafo, designer gráfico, construtor de internet) que amavelmente se dedicou e configurou este site.

O modelo foi originalmente baseado em Designs by Haran.

Este modelo está conforme XHTML 1.0. Valide XHTML e CSS desta página.